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Manutenção de elevadores: 6 perguntas que todo síndico precisa saber responder

Em termos de segurança e comodidade, a manutenção de elevadores de um condomínio merece uma atenção especial.

No entanto, essa tarefa não é tão simples assim, especialmente quando existem dúvidas quanto às medidas importantes para garantir o funcionamento dos elevadores.

Você veio ao lugar certo se você está em busca de soluções em manutenção que possam trazer mais tranquilidade e segurança ao seu condomínio.

Nesse sentido, vamos esclarecer seis dúvidas que todo síndico precisa saber para garantir uma manutenção de elevadores adequada. Boa leitura!





1. A contratação de uma empresa de manutenção é obrigatória?

Para todo elevador em funcionamento, com exceção aos de uso unifamiliar, é obrigatória a contratação de uma empresa especializada nesses serviços a fim de realizar uma manutenção preventiva.

Vale destacar que o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) adverte que os síndicos poderão ser penalizados, caso haja infração grave das normas de segurança ou uma eventual fatalidade.

Veja qual a melhor maneira de definir a empresa de manutenção de elevadores nesse post:

Como Escolher uma Empresa de Manutenção de Elevadores


2. Qual a importância de priorizar uma boa manutenção de elevadores?

Uma manutenção adequada é aquela que garante a performance do equipamento e a segurança dos usuários.

Nesse sentido, os administradores de condomínios devem manter o foco em estratégias que sinalizem a prevenção de acidentes.

Dessa forma, evita-se colocar em risco a vida de moradores e de visitantes que necessitam desses serviços.

A garantia de um serviço de boa qualidade é extremamente importante para a segurança dos usuários e também para fortalecer a imagem dos gestores do prédio.

Veja mais em:

Manutenção de Elevadores: A Importância de Avaliar o que se Paga

Sendo assim, os síndicos precisam se atentar às questões mais pertinentes sendo os contratantes dos serviços de uma empresa de manutenção de elevadores.


3. Quais as obrigações da conservadora em um contrato de manutenção?

Dentre as principais obrigações da mantenedora, alguns serviços precisam ser considerados. Selecionamos os principais:

Visita mensal preventiva

A visita mensal preventiva, obrigatória por lei, é realizada para evitar transtornos e reduzir os riscos de acidentes.

A manutenção preventiva é a manutenção básica de todos os dispositivos e estruturas da instalação do elevador. Os serviços incluem limpeza, lubrificação, ajustes e testes de funcionamento regulares.

Chamados de emergência

Os chamados de emergência podem ser solicitados quando ocorre alguma necessidade de reparo urgente. Ainda que os elevadores possuam vida útil, eventuais falhas podem acontecer.

Por isso, é imprescindível contratar uma empresa de manutenção que garanta esse tipo de suporte 24 horas, já que esse direito também é amparado por lei.

Serviços de reparo

Durante as visitas periódicas ou nos chamados de emergência pode ser constatada a necessidade de troca de peças ou reparo específico.

Quando o contrato de assistência é somente de conservação, esse serviço deverá ser comprado à parte. Já no caso de uma assistência com cobertura de peças, isso poderá ser feito sem custo adicional para o condomínio.

Registro de ocorrências

Para maior segurança e acompanhamento dos serviços realizados pela contratada, é obrigatório e muito importante manter a atualização no livro de registro de ocorrência dos elevadores.

A função desse livro é documentar todos os serviços solicitados: reparos, checagens. Ou seja, todos os trabalhos relacionados à manutenção devem ser minuciosamente descritos.

Relatório de Inspeção Anual

Conhecido como RIA, o Relatório de Inspeção Anual é um documento fundamental e obrigatório por lei.

Como parte importante do contrato, a mantenedora precisa realizar uma inspeção anual rigorosa dos aparelhos de transporte.

Além do mais, deverá expedir o Relatório de Inspeção Anual, assinado pelo engenheiro responsável. Esse documento será fornecido anualmente ao órgão fiscalizador pelo condomínio.


4. Por que fiscalizar o serviço da empresa de manutenção?

Tão importante quanto o serviço é a fiscalização da manutenção de elevadores. Quando a manutenção não está em dia, podem ocorrer problemas em seu funcionamento e, consequentemente, surgem também muitos transtornos.

Um dos maiores problemas relacionados à manutenção ruim é deixar o elevador fora de serviço.

Quando isso ocorre com muita frequência, acaba provocando estresse generalizado nos usuários, principalmente nos horários de pico.

Veja os motivos para fiscalizar a manutenção de elevadores em:

Manutenção de elevador: Por quê nos atentar?

Infelizmente, é comum a manutenção não ser boa e, assim, aumentar o risco de falhas que podem evoluir para acidentes.

A garantia da boa qualidade do serviço é feita através da fiscalização periódica destes.


5. Como fiscalizar a manutenção de uma empresa contratada?

Para garantir a boa execução dos serviços é necessário um gerenciamento capaz de conferir se a conservadora cumpre o que foi estabelecido no contrato.

Para tanto, o síndico precisa se manter atualizado para acompanhar toda a complexidade que envolve esse processo e não ficar refém da empresa contratada.

É de fundamental importância se informar das obrigações e procedimentos da empresa.

E para averiguar mais de perto os serviços realizados, pode-se providenciar que o zelador ou algum condômino esteja presente durante a execução dos serviços dos técnicos.

Para entender mais a fundo quais as maneiras de fiscalizar a manutenção, veja o post:

Como Avaliar se a Manutenção de Elevadores foi Feita Corretamente?

Outra alternativa rápida é contratar um profissional da área. Um consultor independente realiza essa análise em uma visita ao prédio.

Feita a avaliação ele faz as recomendações para direcionar o condomínio na situação encontrada.

Saiba mais em:

Consultoria em Elevadores: O que é e Como Ela Pode Ajudar


6. O que fazer no caso de um passageiro preso no elevador?

Eventualmente, em alguma falha de funcionamento do elevador, pode acontecer de um passageiro ficar preso na cabina. Confira abaixo alguns cuidados que precisam ser observados nesse caso:

Para o usuário:

  • Utilizar o interfone ou o botão de alarme para pedir ajuda;

  • Quando o elevador parar entre andares, o risco é menor. Basta manter a calma e esperar ajuda;

  • Lembrar que os elevadores têm ventilação, necessária para respiração; e luzes de emergência, que funcionam por algum tempo;

  • Não forçar as portas e não tentar sair por conta própria.

Para o síndico:

  • Contatar imediatamente a empresa de manutenção de elevadores ou o Corpo de Bombeiros;

  • Lembrar-se que somente as empresas de manutenção de elevadores e o Corpo de Bombeiros são habilitados a executarem esse trabalho;

  • Não tente resgatar a pessoa presa, pois o elevador pode voltar a funcionar no momento em que a pessoa estiver saindo;

  • Se houver incêndio, o abandono do prédio deve ser feito pelas escadas e não pelos elevadores.


Conclusão

Como você pode ver, o síndico deve estar bastante atento aos serviços contratados de manutenção dos elevadores.

Achar que sua função é apenas de escolher e contratar uma empresa de manutenção é um grande erro.

O controle e fiscalização do serviço é a primeira etapa para se garantir elevadores com bom funcionamento e seguros aos usuários.

Por isso fique atento ao que a empresa está fazendo, afinal de contas o elevador pertence ao condomínio.

Caso tenha dúvidas sobre os elevadores e quais ações tomar fique a vontade para comentar aqui embaixo. Será um prazer te responder!


Fonte: https://meuelevador.com/manutencao-de-elevadores-6-perguntas-que-todo-sindico-precisa-saber-responder/

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