top of page

Golpe de Aríete. Você sabe o que é?


Que é bem chato precisar quebrar uma parede para consertar um vazamento de água  decorrente de um cano quebrado você já sabe.

Mas será que você sabia que, muitas vezes, isso é resultado de um fenômeno conhecido como golpe de aríete?


De forma simplificada, golpe de aríete é o choque violento nas paredes de uma tubulação quando há mudança brusca no movimento do líquido, como, por exemplo, quando um registro é fechado.

Esse choque é resultante, sobretudo, da sobrepressão oriunda do interrompimento do escoamento do líquido e é absorvido pelos esforços de compressão da água e de deformação da tubulação.

Como a água é praticamente incompressível, dependendo da magnitude da sobrepressão resultante, o golpe de aríete pode provocar uma deformação tão acentuada que rompe as paredes do tubo, principalmente se ele estiver fragilizado.

Além disso, o barulho resultante do golpe pode ser muito incômodo, mesmo se não houver comprometimento da tubulação.




Nessa animação, podemos observar que a água no tubo sofreu compressão com o fechamento do registro. Consequentemente, a energia de velocidade foi convertida em pressão, provocando a distensão das paredes do tubo, conforme a onda de pressão se propagava.

Essa onda, por sua vez, tende a alterar o sentido do escoamento, fazendo a água fugir para a extremidade não obstruída da tubulação.

Enquanto a água foge para o outro sentido, a pressão na região obstruída diminui e a água retorna a sua posição inicial. Esse ciclo, então, se repete até a pressão na tubulação se estabilizar.


Como evitar o golpe de aríete


Bom, já sabemos como calcular a sobrepressão resultante do golpe de aríete de acordo com a velocidade de manobra. Mas saber isso é útil em quê?


Calcular o valor da sobrepressão para a sua tubulação é útil para prevermos se o material do tubo é capaz de suportar um golpe de aríete e, se não, quais providências devem ser tomadas.


Como o aumento de pressão é diretamente proporcional à velocidade de escoamento na tubulação, limitar essa velocidade é um das medidas possíveis para minimizar o golpe de aríete, mas não é a única.


Já vimos também que o tempo de fechamento da válvula ou registro influencia significativamente na golpe de aríete, desse modo, outra medida possível é utilizar peças que permitam um fechamento mais lento, além de dispositivos mecânicos especiais, cuja descarga impedem valores excessivos de pressão.


Outra medidas envolvem ainda a utilização de tubulações de espessura maior, a construção de tubos piezométricos e câmaras de ar comprimido, capazes de absorver os golpes.


Solicite a um profissional qualificado para avaliar o problema.

542 visualizações0 comentário
bottom of page