Separei 8 dicas para que você consiga diminuir os gastos com a água no seu condomínio.
1. Tenha cautela ao regar as plantas
Mesmo que a sua cidade tenha temperaturas altas, regar as plantas várias vezes durante o dia não vai fazer com que elas se refresquem, já que a água vai evaporar devido ao calor.
Recomende ao jardineiro responsável pelas áreas verdes comuns e aos moradores que reguem as plantas durante a noite ou pela manhã bem cedo, quando a temperatura está mais amena — o que vai mantê-las hidratadas por mais tempo, já que a evaporação da água será até 30% menor. Além disso, vale a pena lembrar que a rega deve ser menor no inverno.
2. Espalhe avisos pelo condomínio
A melhor forma de fazer com que os seus condôminos sejam mais responsáveis quanto ao uso da água é por meio da divulgação de informações. Por isso, experimente espalhar alguns cartazes e avisos pelos murais do local ou entregue como panfletos e correspondência.
Palestras e eventos que ensinam sobre economia também são ótimas formas de conscientizar os seus moradores a revisarem algumas atitudes com relação ao uso de água.
No final do post você pode baixar um comunicado que preparei para você colocar em seu condomínio.
3. Cubra a piscina quando ela não estiver em uso
Assim como no caso das plantinhas, a água da piscina também evapora durante o dia. Para amenizar esse dano, o ideal é deixá-la coberta em horários nos quais os moradores geralmente não a utilizam.
Além de fazer com que a água dure mais tempo na piscina, o trabalho de manutenção também será menor, já que a lona não deixará que folhas ou outro tipo de sujeiras entrem em contato direto com a água (e evita a proliferação do mosquito-da-dengue!).
4. Preste atenção aos vazamentos
Qualquer imóvel está sujeito a sofrer com vazamentos em canos internos, torneiras ou pias. Por isso, oriente seus condôminos a prestarem atenção nesses vazamentos e a lhe contatarem o mais rápido possível.
Assim, você poderá acionar um encanador ou profissional especializado para solucionar o problema antes que ele evolua para a criação mofo na casa, que pode causar sérios problemas respiratórios.
5. Capte a água da chuva
Os períodos de chuva são uma ótima oportunidade para ganhar alguns litros extras de água. Instale captadores pelo condomínio e utilize o líquido extra para lavar calçadas, carros e molhar as plantas que enfeitam o local.
Assim, você reduz o gasto mensal, além de ser uma ótima medida para economizar água potável para outros usos mais vitais.
6. Verifique a caixa d’água
Esse tanque é muito importante, pois garante a quantidade e qualidade da água que os inquilinos consumirão. Por isso, procure manter a caixa d’água sempre limpa e verifique periodicamente se há algum tipo de vazamento ou qualquer outro tipo de dano.
A cada 6 meses, consulte um especialista para verificar se tudo está realmente correto. Afinal, vazamentos nesse local podem não apenas causar um aumento na conta de água, mas também gerar racionamento dentro do condomínio.
7. Individualize o hidrômetro
Uma das principais e mais eficientes medidas para reduzir o consumo de água nos condomínios é individualizar o consumo de água. A partir do momento em que cada um paga o que consome, a consciência se torna maior na hora do uso.
Fazer uma cotação para ver quanto fica a instalação de hidrômetros individuais pode ser interessante. O valor pode ser alto por unidade, mas com o tempo a economia aparece. Cada morador vai passar a pagar o que consome e isso estimula a economia.
8. Instrua os funcionários
Fale com o zelador para que faça uma inspeção periódica para chegar se há vazamentos de água. Assim as contas do seu condomínio podem ser reduzidas em até 20%.
Oriente os funcionários responsáveis pela limpeza das áreas internas, como hall, elevadores e salão de festas, a usar um pano umedecido em um balde com água e produto de limpeza.
Na garagem, deve-se limpar apenas quando necessário, sempre evitando a mangueira ou equipamentos de água pressurizada.
Comments