top of page
Foto do escritorCapital Administradora - Pablo Ramos

Sustentabilidade no condomínio: 7 dicas de como economizar e otimizar recursos

Adotar ações sustentáveis pode ajudar a melhorar a qualidade de vida dos moradores e também contribui para a economia de recursos. Por isso, neste artigo vamos falar sobre sustentabilidade em condomínio.



A gestão de um condomínio vai muito além da administração de funcionários e da manutenção da estrutura, ela também está relacionada à busca por melhores soluções para o dia a dia dos moradores e da comunidade. Portanto, é muito importante pensar em ações que possam promover a sustentabilidade em condomínio.


Apesar desse tema ainda poder gerar certa polêmica entre alguns moradores, ele não pode deixar de ser abordado nas reuniões de condomínio. Isso porque, além de auxiliar na preservação do meio ambiente, as ações sustentáveis também podem contribuir para economia de dinheiro.


O que é sustentabilidade em condomínio?

Sustentabilidade em condomínio nada mais é do que a aplicação de ações que ajudam a reaproveitar e a utilizar os recursos naturais de maneira mais responsável e eficiente.


Dessa forma, é possível contribuir para a preservação do meio ambiente, melhorar a qualidade de vida dos moradores e ainda economizar dinheiro.



Confira a seguir 7 dicas práticas para tornar os condomínios que administra mais sustentáveis. Algumas precisam de um investimento pequeno para serem aplicadas, já outras necessitam de mais verbas. Contudo, todas elas podem trazer muitos benefícios para os moradores e para toda a comunidade.

1. Reaproveitar a água da chuva

Para reaproveitar a água da chuva não é necessário investir muito dinheiro, é só instalar caixas e tambores para coletar a água.


Com essa água é possível fazer a limpeza das áreas comuns e regar plantas. Somente com essa ação, a economia de conta de água do condomínio pode chegar a 30%.


2. Verificar diariamente o relógio de consumo de água

Além de reaproveitar a água da chuva, também é muito importante checar o relógio do consumo de água diariamente, para identificar eventuais vazamentos. Dessa forma, é possível resolver o problema logo no início e evitar um grande desperdício de água.

  • Use nosso Demonstrativo de Consumo de Água para conscientizar moradores


3. Implementar a coleta seletiva de lixo

Implementar a coleta seletiva significa separar o lixo de acordo com as seguintes categorias:

  • Orgânico;

  • Plástico;

  • Papel;

  • Metal;

  • Vidro.


O ideal é que o condomínio coloque uma lixeira para cada categoria de lixo para que os moradores depositem os resíduos nos locais corretos.


Também é possível fazer parcerias com cooperativas de reciclagem e vender o material reciclável para essas empresas. Dessa forma, o condomínio ainda consegue obter uma renda extra.



4. Descartar o óleo de cozinha corretamente

O descarte incorreto do óleo de cozinha pode trazer muitos prejuízos para a comunidade, como:

  • Contaminar o solo;

  • Poluir lençóis freáticos;

  • Entupir as redes de esgoto.

A maneira correta de descartar o óleo de cozinha usado é colocando-o em uma garrafa pet e descartando-o em um local apropriado.


Sendo assim, o condomínio deve destinar um local para os moradores descartarem o óleo de cozinha usado. Além disso, nesse caso também é possível fazer parceria com empresas que recolhem esse tipo de resíduo.


  • Saiba mais sobre descarte de óleo em condomínio

  • Veja nosso modelo de cartaz com orientações aos moradores


5. Instalar lâmpadas LED

Apesar de serem mais caras, as lâmpadas LED podem contribuir para a redução dos custos do condomínio. Isso porque elas consomem até 80% menos energia elétrica e duram mais do que os outros tipos de lâmpadas.


Portanto, ao instalar esse tipo de lâmpada nas áreas comuns do condomínio contribuirá para a redução do custo da conta de luz.


6. Instalar sensores de presença

Instalar sensores de presença nas áreas comuns do condomínio também pode contribuir com a economia de recursos. Com esses instrumentos, as luzes do ambiente só são acesas quando alguém entra no espaço.


Dessa forma, os sensores de presença ajudam a economizar muita energia elétrica, já que as luzes só ficarão ligadas por pouco tempo, e não durante toda a noite, por exemplo.


7. Instalar painéis solares

Essa ação sustentável é a que demanda maior investimento. No entanto, ela pode trazer muitos benefícios no médio e longo prazo, principalmente se levarmos em consideração o preço da energia elétrica no Brasil.


As casas com painéis de energia solar conseguem reduzir a conta de luz em até 80%, o que compensa o investimento nessas estruturas.


  • Outras vantagens de utilizar a energia solar são:

  • Os painéis solares demandam pouca manutenção;

  • Essas estruturas duram muito tempo, cerca de 30 anos;

  • Possibilidade de gerar créditos de energia (quando a energia gerada pelos painéis é mais do que o suficiente para abastecer a propriedade, o excesso de eletricidade é transformado em créditos);Valorização do imóvel.



Fonte: https://www.sindiconet.com.br/informese/sustentabilidade-em-condominio-7-dicas-de-como-economizar-e-otimizar-recursos-mercado-conteudo-para-administradoras?utm_campaign=boletim_matriz_sindico_profissional_-_novo_layout&utm_medium=email&utm_source=RD+Station


63 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page