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Foto do escritorCapital Administradora - Pablo Ramos

4 dicas sobre terceirização de limpeza para condomínios


A terceirização de limpeza em condomínios é uma realidade crescente no Brasil, porque facilita a gestão. Por praticidade e custo, condomínios de todos os portes optam por esse serviço. É fundamental, no entanto, que antes de assinar o contrato seja feita uma vasta pesquisa de mercado para escolher um fornecedor que corresponda às exigências e normas do condomínio.

Com o aumento da quantidade de empresas que oferecem este tipo de serviço fica a dúvida: Quanto realmente custa a terceirização de limpeza em condomínios? O orçamento final pode sofrer variações conforme a localização geográfica do contratante – especialmente em grandes cidades – e por solicitações específicas, como o número de pessoas na equipe de limpeza e periodicidade da atividade.  

Veja abaixo a pesquisa realizada no 2º semestre de 2018, pela plataforma oHub, com clientes deste segmento. A média de valores se refere a quatro perfis diferentes.


A contratação terceirizada oferece flexibilidade e condições para todos os públicos interessados em reduzir custos e ter mais praticidade, transferindo parte da administração condominial, de extrema importância, para uma empresa especializada. Confira alguns itens de suma relevância:


1) BUROCRACIA TRABALHISTA

A parte burocrática dos direitos trabalhistas e as contratações ficam sob responsabilidade da empresa terceirizada. Mas tenha sempre o cuidado de solicitar os documentos pertinentes da empresa para certificar sua idoneidade e acompanhar o pagamento dos impostos, assim como dos funcionários, evitando surpresas desagradáveis durante a vigência do contrato.

Vejamos os trâmites pelos quais o condomínio será poupado, caso opte pela terceirização do serviço de limpeza:

  1. – Custos de Recrutamento;

  2. – Triagem;

  3. – Contratação;

  4. – Treinamento da equipe;

  5. – Gerenciamento dos funcionários;

  6. – Gerenciamento da administração de benefícios, como assistência médica.

Tente calcular o tempo necessário do síndico ou conselho condominial para realizar todas as atividades referentes a um funcionário. Agora multiplique pelo número de pessoas que compõe o staff de limpeza de seu condomínio. Nos tempos em que otimização é palavra-chave na rotina dos brasileiros, a terceirização cai como uma luva.


2) EQUIPE

A empresa de limpeza terceirizada possui um grande número de funcionário, desta forma as questões de rotatividade dos seus quadros, o revezamento em turnos e coberturas dos períodos de férias são realizadas de maneira tranquila e organizada.

Você sabia? A maneira correta de usar produtos e utensílios de limpeza influencia na conservação do patrimônio. Uma vantagem que pesa na hora da escolha pela terceirização de limpeza é saber que a equipe é treinada e capacitada para realização do serviço com máxima qualidade.

Ainda sobre os benefícios de aderir ao trabalho terceirização, a adaptação da equipe de limpeza fica por conta da agência contratada. As instruções das tarefas a serem realizadas são passadas por um supervisor que fica responsável por toda fiscalização, assim como por analisar a adaptação dos terceirizados. Se houver necessidade de mudança do staff, ela será realizada imediatamente.

O monitoramento do serviço, por mais que pareça ser uma tarefa simples, é custoso. No caso de um funcionário fixo, a comodidade é inimiga da perfeição. É comum escutar história de funcionário que iniciou o trabalho de maneira formidável e, passado um período, teve que ser substituído por decorrência do serviço realizado sem o devido cuidado. O papel do supervisor é inspecionar e não deixar que a qualidade da limpeza decline.


3) COMPRAS

As compras de produtos, suprimentos e equipamentos de limpeza, assim como uniformes e sua higienização podem fazer parte da lista de obrigações da empresa contratada, diminuindo mais uma atividade em seu condomínio.


4) GESTÃO FINANCEIRA

Com um valor fixo mensal para ser gasto com uma empresa de limpeza terceirizada e sem riscos de ações judiciais por questões trabalhistas, será mais fácil o condomínio conseguir equilibrar as finanças sem a preocupação com pagamentos extras fora do planejamento.

Veja a lista de gastos fixos para se ter um funcionário direto e perceba a praticidade de contratar uma agência de serviço de limpeza:

  1. – Salário;

  2. – 13º Salário;

  3. – Cobertura de férias;

  4. – Rescisão contratual na forma dos 50% sobre os depósitos do FGTS realizados;

  5. – Encargos trabalhistas diretos: INSS, contribuição fiscal, PIS, COFINS, entre outros.

A terceirização é uma realidade que pode ser uma aliada do síndico e todos os condôminos. Neste link, você pode conferir alguns preços de terceirização.


Por Equipe Ohub

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